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Atalanta Fugiens — Livro de Emblemas Alquímicos de Michael Maier

Capa da Atalanta Fugiens
Publicado, pela primeira vez, em Latim, em 1617, este é um dos melhores e mais relevantes tratados alquímicos. A obra de Michael Maier (célebre alquimista e médico da corte do imperador Rodolfo II de Praga [Rendsburg, Holstein c. 1568 – Magdeburg 1622]) é ricamente ilustrada com gravuras originais de Matthäus Merian e é conhecida como o primeiro texto multimídia por conter poemas, epigramas, imagens, e cinquenta peças musicais que acompanham o texto; a parte musical ilustra o cenário do epigrama, seguida por uma exposição do seu significado. Maier tomou os lemas emprestados de outras antigas fontes alquímicas, cada emblema tem uma série de significados e expressam ideias da alquimia, medicina e do sistema Rosacruz.

ATALANTA FUGIENS.PDF

ATALANTA FUGITIVA

LA FUGA DE ATALANTA

Além disso, Maier buscou inspiração na mitología grega, especialmente na famosa compilação do poeta romano Ovidio; Metamorfoses. Lembram da bela e atlética Atalanta, eterna musa de Hipómenes? Conta a lenda que Atalanta somente se casaria com aquele que a derrotasse em uma corrida, obviamente ninguém o podia. Assim, o apaixonado, Hipómenes faz um pacto com Afrodite para que esta distraisse Atalanta com três maçãs de ouro do jardim das Hespérides, Afrodite assim o faz e Atalanta, em meio à corrida, recolhe as maçãs e Hipómenes ganha a corrida e a mão de sua tão amada ninfa. Reconhecemos esta história nas cinquenta gravuras acompanhadas por um lema, poema, ou epigrama, representando o percurso do ser ao auto-conhecimento, similar ao caminho d’O Louco no Tarot. De acordo com Joscelyn Godwid (compositor, musicólogo e tradutor, conhecido por suas revisões e re-edições de obras musicais da idade média): Tal e como Atalanta que foge, uma voz repentinamente escapa e é seguida por outra (Hipómenes). Ao entrar uma terceira voz as outras se estabilizam e sujeitam. As três vozes, presentes em cada fuga, representam os três princípios alquímicos, o Mercúrio, o Enxofre e o Sal. Também podemos perceber esta analogia nos três estados da vida do homem, de acordo com Maier: “O homem, cândido leitor, é, na opinião de todos, um compêndio do universo, devido a maneira pela qual é composto, e está destinado a viver três tipos de vida, a saber, a vida vegetativa no seio materno onde ele se desenvolve e cresce tal qual uma planta; a vida sensível, que ele leva neste mundo onde é conduzido especialmente por seus sentidos, como os outros animais dos quais se difere enquanto começa a servir-se de sua inteligência, ainda que de uma forma imperfeita; e por último a vida inteligível, noutro mundo, cercado por Deus e as inteligências que o assistem, os bons Anjos.”

Demasiado interessante, é. Contudo a verdadeira mensagem destas gravuras e epigramas está longe de ser completamente revelada, julgue por si mesmo e tire suas próprias conclusões, as ilustrações aqui mostradas são as mais famosas do mundo alquímico, a carga simbólica que possuem é fantástica.

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FONTES: https://archive.org/details/AtalantaFugiens

http://thefaustorocksyeah.wordpress.com/2013/09/08/michael-maier-la-fuga-de-atalanta-atalanta-fugiens/

http://www.anathemabooks.com/alchemy.shtml

http://www.levity.com/alchemy/atl1-5.html

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