Deixe um comentário

A Arte Erótica do Francês Martin van Maele

Martin Van Maele, às vezes A. Van Troizem, pseudônimos de Maurice François Alfred Martin (Boulogne-sur-Seine, 12 de outubro de 1863 — Varennes-Jarcy, 5 de setembro de 1926) foi um desenhista francês especializado em ilustração erótica.

Pouco se sabe sobre a vida de Martin van Maele. Ele trabalhou em Bruxelas, bem como Paris, e sua obra mais conhecida – que consiste, entre outras coisas de uma edição ilustrada de poemas de Paul Verlaine – foi publicada em pequenas edições secretas pelo editor Charles Carrington. As ilustrações são consideradas tanto humorísticas quanto satíricas, por vezes cínicas.

A carreira de Van Maele começou com suas ilustrações para H. G. Wells em Les Premiers Hommes dans la Lune (ou Os Primeiros Homens na Lua), publicada pela Felix Juven em 1901. O título mais tarde se tornou o clássico filme mudo de ficção científica, de 1902, chamado Le Voyage Dans La Lune, produzido por Georges Méliès. Van Maele também ilustrou ilustrou o romance “Thaïs” de Anatole France, publicado por Charles Carrington, também em 1901. No ano seguinte, e, ocasionalmente, depois, van Maele trabalhou como ilustrador para as traduções francesas, da Felix Juven, da série Sherlock Holmes.

As informações abaixo são da certidão de óbito de Martin Van Maele e confirmação visual de seu túmulo.

Em 12 outubro de 1863 na cidade de Boulogne-sur-Seine, França (que foi renomeada Boulogne-Billancourt em 1924) Virginie Mathilde Jeanne Van Maele e Louis Alfred Martin (ele próprio um gravurista e depois um professor na Escola de Belas Artes, em Genebra) tornaram-se os orgulhosos pais de François Maurice Alfred Martin. Até agora, sabíamos de Maurice apenas o pseudônimo que ele usou para assinar sua obra de arte erótica com: Martin Van Maele.

Também a partir de sua certidão de óbito sabemos que ele foi casado com Marie Françoise Genet, que vivia em Chantilly (Oise), França, no momento de sua morte. Eles não tiveram filhos. Sabemos também que seu irmão, Philibert Genet, morava em Lyon, França.

Martin Van Maele morreu em 05 de setembro de 1926 e está enterrado no cemitério de Varennes-Jarcy, França.

Fonte: O Bibliophile
Erotica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: