Deixe um comentário

IV FESTIVAL UFC DE CULTURA

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM: http://www.festivalufcdecultura.ufc.br/
A América Latina se reúne na quarta edição do Festival UFC de Cultura, que oferece mais de 500 vagas em oficinas. Além de exposições artísticas, a programação do evento, que começou nessa segunda (17/10), conta com mostras de cinema, lançamentos de livros e atrações musicais.

Hoje, a Universidade Federal do Ceará iniciou uma série de atividades em mais uma edição do Festival UFC de Cultura. Com o tema “Camiños de Nuestra América”, o evento segue até dia 21, com atrações artísticas, formações e oficinas, abrangendo diversos espaços da instituição.
No Museu de Artes da UFC, serão ministradas oficinas de quadrinhos, xilogravura, contação de histórias, dentre outras. No Bosque Moreira Campos, acontecem feiras de livros e a Mostra de Bandas Universitárias; e até o Restaurante Universitário recebe programação especial, servindo de espaço para workshops gastronômicos, apresentando a cozinha de outros países. As atividades totalizam mais de 500 vagas ofertadas.

Conceito:
Baseado no projeto identitário “Nuestra América”, cunhado pelo pensador cubano José Martí, o IV Festival UFC de Cultura pretende pensar sobre a identidade latino-americana, possível de ser compreendida de forma homogênea, apesar das diversidades provenientes de culturas próprias.

A programação conta com importantes representantes de nossos vizinhos “hermanos”: a exposição “Suite Latina”, do artista argentino Marcos López, composta de fotografias e pinturas com clara referência a propagandas comerciais e símbolos do capitalismo mundial; e, na Casa Amarela, a Mostra de Cinema Peruano, trazendo, a cada dia, às telas cearenses, longas-metragens que dificilmente chegariam ao circuito das salas de cinema comerciais.
A presença estrangeira também permeia as oficinas de culinária que acontecem no Restaurante Universitário.
Hoje, Leo Gondim deu uma aula de cozinha créole, nome dado à gastronomia das ilhas da América Central, uma comida picante e rica em especiarias, composta sobretudo por frutos do mar.
No turno da tarde, Hermano Maia Filho chefiou a cozinha para ensinar pratos “calientes” da cozinha mexicana. E para os amantes da culinária, à noite, na Concha Acústica, ainda teve Feira de Gastronomia.

Shows:
As atrações musicais compõem também boa parte da programação. Durante a semana, além da Mostra de Bandas Universitárias, que acontece no Bosque Moreira Campos, no Centro de Humanidades I, Concha Acústica e Campos do Pici também se revezam como palcos de bandas nacionais e internacionais.
Hoje à noite, a festa começou a partir das 19h, na Concha Acústica, com o cantor cearense Marcos Lessa; o grupo brasileiro Tarancón, apresentando xaxado, zamponha, cumbia, rumbas e afoxés; e a principal atração da noite foi Marina de la Riva, filha de exilados cubanos, que vieram para o Brasil em 1964. Com Marina, o público vai conferiu uma mistura de sambas, marchinhas e baiões brasileiros com habaneras, congas e afoxés cubanos.
Estão no repertório da cantora releituras de “Aos Pés da Santa Cruz” (de Mariano Pinto e Zé da Zilda), “Adivinha o quê?” (de Lulu Santos), entre outras.

Na quinta-feira, o grupo local Comparsas da Vivenda divide o palco do Campus do Pici com o sexteto Pedro Luís e A Parede. O grupo vai apresentar o repertório de seu mais recente DVD, “Navilouca Ao Vivo”, gravado há um ano no Circo Voador, no Rio de Janeiro.
Já no encerramento do Festival, na sexta-feira, é a vez da música independente, com os paulistas Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz, ambos sucessos de crítica neste último ano.
Jeneci apresentará o show de seu primeiro álbum, “Feito pra Acabar”, lançado em dezembro de 2010.
“Felicidade”, desse disco, foi eleita a melhor música do ano pelo júri do Prêmio Multishow, realizado no último dia 6 de setembro. Na mesma premiação, Tulipa Ruiz foi eleita melhor cantora.

Extraído do Jornal Diário do Nordeste

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: