Deixe um comentário

Dragão do Mar recebe "Florbela Espanca -Noturno" dias 5 e 6 de junho


Baseado nas cartas, contos e poemas de Florbela Espanca, o espetáculo tem roteiro, concepção cênica e interpretação da paulista Catharina de Papas

Amor! Anda o luar todo bondade,
Beijando a terra, a desfazer-se em luz…
Amor! São os pés brancos de Jesus
Que andam pisando as ruas da cidade!
E eu ponho-me a pensar… Quanta saudade
Das ilusões e risos que em ti pus!
Traçaste em mim os braços duma cruz,
Neles pregaste a minha mocidade!
Minh’alma, que eu te dei, cheia de mágoas,
E nesta noite o nenúfar dum lago
‘Stendendo as asas brancas sobre as águas!
Poisa as mãos nos meus olhos com carinho,
Fecha-os num beijo dolorido e vago…
E deixa-me chorar devagarinho…”
Florbela Espanca – Livro de Soror Saudade

Uma instalação de arames é o cenário para a obra poética da portuguesa Florbela Espanca. O espetáculo Florbela Espanca – Noturno, com a atriz paulista Catharina de Papas, encenado nos dias 05 e 06 de junho, às 20h, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, é a transposição para a linguagem cênica da vida e obra da escritora que é considerada uma das maiores poetisas da língua portuguesa.
O roteiro teatral, assinado por Catharina de Papas, parte de contos, poemas e cartas que evidenciam as matizes da vida de Florbela. O espetáculo transcorre em meio a uma instalação em arame flexível, cuja finalidade é criar um espaço onírico. A iluminação em várias tonalidades resulta em um belíssimo efeito sobre o arame traduzindo, assim, paisagens de sonho tão cantadas por Florbela.
O movimento das cores (no cenário de Catharina a cor tem movimento) traduz a exaltação que se esconde por traz da tristeza de Florbela, recortada em um momento de profunda sensibilidade. O contraste é feito pelo preto do figurino, quase um manto negro. “E a Noite sou eu própria! A Noite escura!!” diz Florbela amargurada e cheia do desejo de partir desta vida para outra onde encontre guarita para o seu mundo de dor.
O espetáculo teatral utiliza a espontaneidade como mote para o movimento corporal. “Não é dança o que eu faço e também não é gesto convencional. É qualquer coisa como resultado de um movimento interno o qual, não encontrando nenhum obstáculo, flui para fora como corrente sem nenhuma intenção, sem nenhuma direção. Daí, sempre improvisado. É um improviso gestual a cada espetáculo. Essa foi a forma que eu encontrei para melhor traduzir o mundo da personagem”, explica a atriz e diretora.
O roteiro não conta fatos cronológicos de Florbela. O emaranhado de trechos de sua obra estão dispostos de modo a reconstituir a emoção, especialmente o período após a morte de seu único irmão, Apeles, por quem Florbela sentia uma profunda ternura. Tragédia que a choca e perturba profundamente. Após isto, ela não consegue mais encontrar o equilíbrio, deixando-se tomar pela tristeza e pela dor.
O espetáculo já foi apresentado no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, Theatro São Pedro em São Paulo, Teatro Municipal de Santo André, Teatro Clara Nunes em Diadema, Teatro Santos Dumont em São Caetano do Sul, Teatro Lauro Gomes em São Bernado do Campo, Teatro Municipal de Mauá, para as Comemorações do Dia Internacional da Mulher, Teatro Municipal de Barueri, Teatro Municipal de Bauru, para as comemorações do Dia Internacional da Mulher, no Teatro do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima em Vitória da Conquista – BA, apresentou-se também no FRINGE – Festival de Teatro de Curitiba – tendo sido considerado um dos destaques do festival pela Folha Ilustrada do Jornal FSP.
Florbela Espanca -Noturno
Local: Teatro Dragão do Mar
Dias 5 e 6 de Junho
Hora: às 20h
Ingresso: R$20,00 inteira e R$ 10,00 meia
Após o espetáculo uma conversa da atriz e diretora com o público.
Contato para entrevistas: Catharina De Papas – catharinadepapas@yahoo.com.br
Fones: (85) 3252-8848 / 9681-6084

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: