Deixe um comentário

Ankh – seus outros nomes & simbologia

A cruz egípcia, cruz ansata, “a cruz com um laço”, Nó de Ísis, dentre outros, são os nomes que também designam esse misterioso símbolo. E várias são as teorias que tentam desvendar a origem do ankh. Muitos o vêem como a representação do útero, com seu topo arredondado, símbolo de vida e fertilidade. Ou como o nascer do Sol, com o laço representando o astro-Rei subindo por sobre o horizonte, que é a linha transversal. O ankh também é conhecido como a Chave do Nilo, representando a união entre Osíris e Ísis, que originava as cheias periódicas do Nilo, fundamentais para a sobrevivência do povo egípcio. Aí também entra a lenda da deusa Anuket, que por ser conhecida como Anka, deu origem à palavra ankh, “a chave da vida”. O significado do ankh se liga fundamentalmente aos conceitos de vida e morte, ou melhor, de vida eterna. É neste sentido que ele é tradicionalmente representado com as divindades egípcias, sendo segurado pelo círculo como uma chave, uma chave que abriria os portões da Vida e da Morte.

Quando da época da cristianização do povo egípcio em torno do século III, os convertidos ficaram conhecidos como cristãos cópticos, e adotaram o Ankh como seu símbolo, por sua semelhança com a cruz dos cristãos, daí aparece outro nome pra ele: cruz cóptica.

Posteriormente, contudo, o símbolo veio a ser proscrito e identificado com paganismo, ocultismo e satanismo, sendo ainda contemporâneamente considerado um símbolo diabólico por muitos, em parte devido ao uso dele pelo movimento ocultista em fins do século XIX e pela Nova Era, a partir da década de 60. Era utilizado em rituais de encantamento, fertilidade e divinação, simbolizando o desprezo da virgindade, a troca da parceiros conforme a escolha pessoal. O movimento Nova Era ensina que a sexualidade é a parte que purifica o ser humano, eleva o espírito e embeleza o corpo. É a volta ao paganismo antigo, cujos deuses promoviam as danças com barulho excessivo, as orgias e a prostituição ritual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: